O professor doutor Fernando Menezes

Ex-reitor da UFRR fará Aula Magna dos 32 anos da instituição

13 de Setembro de 2021

“A Formação Superior na Encruzilhada da Disrupção”, com esse tema o ex-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Fernando Menezes ministrará a Aula Magna do semestre 2021.2 da instituição.

A atividade será no dia 16 de setembro, às 19h, com transmissão pelo canal oficial da instituição no YouTube. A mediação será da professora Vângela Morais, do curso de Comunicação Social da UFRR (https://www.youtube.com/user/UFRRoficial).  

Fernando Menezes atuou na UFRR entre 1995 e 2009, como professor adjunto de Cirurgia, onde ocupou os cargos de diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e coordenador do curso de Medicina (1995-1999). Foi Reitor da Universidade Federal de Roraima no período de 2000 a 2004. 

À frente da UFRR, o professor Fernando foi responsável pelo processo de democratização da instituição, por meio do processo eleitoral, e pela implantação do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, atendendo a uma demanda dos povos indígenas de Roraima, dentre outras importantes ações. 

Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), chefe da Unidade de Recursos Humanos para Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde em Washington-DC. 

Suas pesquisas concentram-se na inovação curricular, na avaliação de programas e processos de aprendizagem, na gestão e elaboração de políticas públicas e no planejamento da força de trabalho em educação e saúde.