Entre Parentes
Open Panel

Comunidade indígena Maturuca, Região das Serras, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Município de Uiramutã, Estado de Roraima, Brasil.

Eu sou Jaider Esbell, tenho 36 anos e sou artista indígena da etnia Macuxi. Hoje é um dia muito importante para a escola indígena José Alamano, para a comunidade de Maturuca, para os alunos, para os pais, para a região das serras, para o movimento indígena brasileiro, para os nossos ancestrais junto com Deuses e Makunaima.

Hoje é sexta-feira, 10 de julho de 2015, e nós encerramos uma semana inteira de atividades com alunos, pais, mestres, professores e toda a comunidade. As atividades de vivência e aprendizado coletivo foram realizadas por meio da arte. Arte em fotografia, em música, em saberes, em desenho, em pintura, em pintura corporal, em mitos, lendas e habilidades manuais diversas. Devemos entender a arte como algo vivo, amplo e que é a expressão máxima de uma civilização, de um povo ou comunidade, e que, por meio do pensamento e trabalho criativo do artista pode ser mostrada em diferentes formas e formatos. É o artista também, que tem o poder de mobilizar a todos para conhecer mais e melhor sobre o mundo, a partir do seu próprio conhecimento e de sua região.

Eu tenho certeza, esse é um dos dias mais importantes da minha vida, da minha carreira de artista e como índio Makuxi que viu parte da história acontecer e influenciar diretamente o meu passado, meu presente e futuro, assim como o de todos que estão aqui, reunidos nesse símbolo histórico, o barracão da homologação.

Homologação, luta, reunião, resistência, violência, liderança, perigo, e muitas outras palavras passaram a fazer parte do vida e do cotidiano das crianças e jovens dessa comunidade e de todas as comunidades da região. Assim, aqui nesse lugar, muitas crianças nasceram, cresceram, estudaram, casaram e morreram na luta pelo direito à vida, a vida em comunidade e pelo direito principal que é o respeito e à terra ancestral, a terra que sempre foi dos povos indígenas.

Hoje, em 2015 a nossa terra está demarcada e homologada, mas a luta continua. Em setembro, estaremos comemorando 100 anos de evangelização, outro grande momento da nossa luta, os 100 anos de evangelização é uma festa simbólica que oferecemos para todos os nossos amigos e parceira e nós da escola estamos participando ativamente e queremos mostrar nosso compromisso com a luta, com o melhor de nossa arte, queremos sim mostrar isso para todos, para nossos familiares e amigos visitantes, queremos e vamos mostrar isso para o mundo.

Assim, a luta continua, a luta por mais direitos, por respeito, a luta por educação diferenciada e de qualidade, a luta pelo direito de viver com dignidade e segurança junto com todos os nossos parentes, em qualquer lugar, aqui ou na cidade, em todo lugar queremos respeitar e ser respeitados.

Como a arte pode nos ajudar e seguir avançando?

A arte e a cultura, nosso saber, nossa ciência e nosso território é tudo que nós temos. A arte pode nos ajudar, se entendermos que, por mais ameaçados que sejamos, temos sempre que buscar o diálogo. Assim como nossos líderes massacrados e assassinados, nunca devemos usar a força ou a violência da vingança pura e simples, nunca. Também não devemos ter medo ou vergonha, devemos ter sempre orgulho, fé, esperança e força pra trabalhar.

Devemos usar sempre o saber, o diálogo e a verdade para lutar. Eu tenho certeza, a arte pode nos levar mais longe, a arte pode levar os Makuxis e todos os outros povos indígenas para qualquer lugar do mundo. O artista consegue ir em qualquer lugar do mundo, e ele deve levar consigo todos os valores culturais do seu povo. Língua, costumes, tradição, habilidades e dizer: Nós indígenas somos fortes, inteligentes e queremos a mesma que todo mundo quer, uma vida digna com justiça e paz.

Muito obrigado pelo convite, pelo carinho, pela confiança. Para um artista professor, não há presente maior que ficar para sempre na memória e no coração de cada aluno, só assim, estaremos no futuro e continuaremos vivos, para sempre, pois a arte não more nunca!!!

  

Obras