Featured
Open Panel
ALE-RR

Delegação da Fundação Robert F. Kennedy de Direitos Humanos visita Roraima

Roraima recebeu essa semana a visita de Comitiva da Fundação Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, liderada por sua presidente , Kerry Kennedy, filha de Robert Kennedy e sobrinha do presidente americano John Kennedy. A Delegação, também composta  pela Diretora do Programa de Incidência e Litígio Internacional, Angelita Baeyens, visitou abrigos de refugiados em Boa Vista e em Pacaraima, esteve em comunidades indígenas na Terra Indígena de São Marcos e pernoitou numa delas, acompanhada do presidente do Foro Penal, Olnar Ortiz;  da representante de Roraima no Foro Penal, Karina Mora Castillo e do líder indígena de Kumarapacay, Ricardo Delgado Perez.

A Missão da Fundação Robert F. Kennedy Human Rigths, veio a Roraima a convite do Foro Penal para avaliar a denúncia de massacre na comunidade indígena Kumarakapay, a 70 quilômetros de Pacaraima, cujos sobreviventes estão refugiados em comunidades indígenas de  Roraima e internados no HGR se recuperando dos ferimentos a bala no sangrento episodio ocorrido em fevereiro, protagonizado por militares venezuelanos.  Em entrevista coletiva concedida a Imprensa local, Kerry Kennedy declarou que o massacre de Kumarapacay deve ser considerado  crime contra a humanidade, revelando também o relato de  sobreviventes dando conta de que 35 índios da etnia Pemon da venezuelanos ficaram feridos, além das três mortes que ocorreram após a transferência dos indígenas para Boa Vista. Ela disse também que os depoimentos relataram que os militares  atiraram contra os indígenas que estavam desarmados e que as provas colhidas são incontestáveis  de que o ato foi a mando do regime de Nicolás Maduro. 

FUNDAÇÃO – Fundada em 1968, a Robert F. Kennedy Direitos Humanos promove a visão de Robert F. Kennedy de um mundo mais justo e pacífico. Em parceria com alguns dos mais corajosos defensores dos direitos humanos, a fundação utiliza litígios estratégicos e advocacia para promover os direitos humanos, responsabilizar os governos e proporcionar justiça, além de liderar missões de busca de fatos em diferentes partes do mundo e produzir relatórios sobre questões fundamentais na garantia dos direitos humanos.A Robert F. Kennedy Direitos Humanos trabalhou durante vários anos na promoção e proteção dos direitos humanos na Venezuela, juntamente com ativistas e organizações locais.

Postagens Anteriores